Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto realiza “A semana da gestão 4.0”.

O evento aconteceu entre os dias 9 e 13 de setembro, trazendo aos alunos palestras sobre o tema principal abordado. Entre os assuntos estava a questão da logística reversa.

Durante a semana da gestão 4.0 da Estácio, realizada entre os dias 9 e 13 de setembro, foi ministrada pelo Profº Luís Daniel Pavan, uma palestra com o tema “Logistica Reversa e sua contribuição para o Meio Ambiente”.


A logística reversa é a área da logística empresarial associada a retornos de produtos, reciclagem, substituição de materiais, reutilização de materiais, descartes de resíduos e etc.

Durante a palestra foi citado três etapas básicas da logística reversa na qual o  consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante/distribuidor; o comerciante/distribuidor remete ao fabricante/importador e o fabricante/importador encaminha para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Para essas etapas existem dois formatos de logística reversa: tanto no pós-venda quanto no pós-consumo.

Na logística reversa pós-venda, o produto em questão retorna a cadeia antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso, seja pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido.

Na logística reversa pós-consumo, o produto em questão foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, seja pelo término de sua vida útil ou porque sua validade chegou ao fim, sendo considerado impróprio para o consumo primário.


“ É importante que as pessoas conheçam esse processo básico de logística reversa, principalmente na parte de pós-venda e pós-consumo, pois assim elas passam a ter mais consciência na hora de descartar os materiais, procurando os locais mais adequados para essa ação”, concluiu Pavan.