A presença do novo coronavírus (Covid-19) em todos os continentes tem causado preocupação sobre a capacidade de reação global a doença. Segundo diretor da OMS há mais de 116 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram o que levou o órgão a declarar situação de pandemia.

Pandemia é a propagação mundial de uma nova doença, ou seja, é pandemia uma doença espalhada em todo o mundo, que afeta um grande número de pessoas e que tenha transmissão sustentada de novos casos nesse mesmo local.

Em todo o mundo, eventos estão sendo cancelados, escolas fechadas, grandes concentrações de pessoas sendo inibidas para evitar a dispersão do vírus. Temos como exemplo recente de alerta mundial a Liga norte-americana de basquete NBA que suspendeu a temporada instantes antes da partida, após um dos atletas ter um diagnóstico preliminar de infecção do novo coronavírus.

No Brasil segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 52 casos do coronavírus, porém em São Paulo foi confirmado mais 16 atendimentos de novos casos e na Bahia, mais um. Sendo assim, a conta no país deverá subir para pelo menos 69 casos. Na contagem oficial da pasta até 12 de março, os números ficaram assim até quarta-feira: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Alagoas (1), Distrito Federal (2) e Rio Grande do Sul (2).


 Para complementar as informações e saber mais sobre o vírus e prevenção, o Publicast  falou com o Médico infectologista e Professor da Estácio Iris Ricardo Rossin.
Confira http://publicast.com.br/corona-virus-prof-iris-ricardo/