Na quinta-feira, 26 de setembro, o curso de Fisioterapia da Estácio de Ribeirão Preto trouxe aos seus alunos e convidados a palestra “Mindfulness e o manejo da dor”. O assunto foi conduzido pela professora Marília Caseiro e a coordenadora Karina Costa Paes.

Promovida pela Liga da dor (Labore), a palestra foi realizada na Estácio, no Teatro principal e abordava o tema do Mindfulness e como essa técnica poderia ajudar não só com dores corporais, mas também com problemas psicológicos.

“Com a correria do dia, estamos cada vez mais afastados de nós mesmos e desatentos, fazendo nossas tarefas no modo automático sem nos darmos conta dos prejuízos causados por esse afastamento, como por exemplo ansiedade, estresse, depressão e até mesmo dores que podem ser amenizados drasticamente pelo Mindfulness”, explicaram as palestrantes.

O Mindfulness é uma meditação com técnicas de origem budista, que busca chegar na atenção plena para o seu corpo mantendo a concentração dentro de si no momento presente. É um tipo de meditação que atua principalmente no cérebro mantendo-o de forma equilibrada com o restante do corpo, controlando a regulação dos hormônios, amenizando o trabalho da glândula responsável pelo estresse, e gerindo também o controle da dor.

Durante a palestra foram realizadas atividades práticas junto com a plateia, além de experimentos e depoimentos com pessoas que praticam a técnica já a algum tempo.