Na quarta-feira, 16 de outubro, foi dia de falar sobre metas para o crescimento social de Ribeirão Preto. Para isso, o Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto recebeu representantes do Instituto Ribeirão 2030 para falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma série de 17 objetivos adotados mundialmente e estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas para serem realizados até o ano de 2030. A palestra foi ministrada para alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

O Instituto Ribeirão 2030 deseja fazer o que for possível para melhorar a vida em Ribeirão Preto, tendo como prazo o ano nomeado. Após a interatividade com a Agenda proposta pela ONU, o instituto percebeu que seus objetivos deveriam ser reforçados e alinhados com os ODS, um conjunto de 17 objetivos e 169 metas mundiais a serem atingidos até 2030 que englobam promover a saúde, a educação; erradicar a pobreza, a fome e a desigualdade; estimular a adoção de energia sustentável, combater ameaças ambientais entre outras.

Segundo o website do Instituto Ribeirão 2030, a entidade atua no exercício do controle social dos poderes Executivo e Legislativo da cidade de Ribeirão Preto, defendendo o interesse público e o cumprimento dos ODS ao acompanhar e divulgar as execuções orçamentária, financeira e contábil, assegurando um uso ético e transparente dos recursos públicos, o desenvolvimento adequado dos serviços e também denunciando casos de ilegalidade e ineficiência de gestão.

Sugerir e realizar ações de propósito a melhorar o desenvolvimento da gestão da cidade também faz parte de seu campo de ações, pode-se citar como exemplo o Pacto pela Educação, realizado na Feira do Livro dia 10 de junho, reunindo a ajuda de 14 entidades da cidade para apoiar causas culturais e educacionais.

Para saber como colaborar com as ações do Instituto Ribeirão 2030, basta entrar em contato por e-mail ou Whatsapp que estão disponíveis  no website ribeirao2030.com.br/contato/.