Do pequeno ao grande produtor, evento apresenta tecnologias importantes para a gestão e eficiência do campo. Evento foi marcado pela presença de lideranças políticas nacionais para discussão sobre subsídios para o setor e pela questão da conectividade no campo.

Por Fernanda Cicillini

Fechando sua 25ª edição com volume de negócios de R$ 2,9 bilhões, uma alta de 6,4% em relação ao ano anterior, a Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, movimentou 159 mil pessoas em Ribeirão Preto.
Para além da importância econômica para o setor de comércio e serviços do município, o evento foi palco de importantes discussões, como a liberação de aportes financeiros para complementação do plano safra, o que, de acordo com especialistas, permitiu um fôlego a mais nos negócios realizados.

A feira ainda trouxe questões relevantes: em meio ao cenário digital, a questão da conectividade é um assunto muito importante para que a agricultura possa se beneficiar cada vez mais das tecnologias.
Dessa forma, a conectividade das máquinas, equipamentos e pessoas no campo, para que o produtor possa usar plenamente todas as tecnologias digitais, mereceu atenção das empresas e entidades do agronegócio durante o evento.

“Trabalhamos com atenção ao cenário digital para que a agricultura possa se beneficiar das tecnologias nesse ambiente. Por isso, estamos apoiando e compondo iniciativas e projetos que possam efetivamente levar a conectividade ao homem do campo. Essa é uma demanda real e construir parcerias contribuirá para um ecossistema mais forte”, avalia Fernando Gonçalves, Presidente da Jacto, empresa brasileira de máquinas agrícolas e que está entre marcas presentes desde a primeira edição da Agrishow.

Dessa forma, a empresa compôs iniciativas como o ConectarAgro e o BDCA (Banco de Dados Colaborativo do Agricultor) que, respectivamente, pretendem viabilizar internet aberta às regiões agrícolas do Brasil e unificar informações para a tomada de decisão do agricultor em único lugar. Os projetos foram apresentados em detalhes ao longo dos dias do evento.
Em termos de produtos e tecnologias, a feira cumpriu seu papel em termos de grandiosidade. As imagens do evento estão disponíveis na galeria.